Geração de Energia Solar
Como Funciona?
Energia Solar
Gerando Energia Solar
Você sabe como funciona a geração fotovoltaica?
Sendo uma das formas mais simples de geração de energia, painéis alocados sobre o telhado ou estrutura, captam a luz solar e a convertem em energia elétrica, conectadas ao inversor que inverte e gerencia a geração, injetando o total produzido na rede.
1. Geração

Tudo começa com a incidência de luz solar sobre os painéis, seja ela direta em dias ensolarados, ou difusa em dias nublados ou chuvosos. Quando isso acontece, fótons despertam elétrons nas células fotovoltaicas produzidas a partir de silício, que conectadas umas às outras, formam series e produzem energia elétrica em corrente continua.

 

2. Inversão

Cada série de painéis é conectada a StringBox que tem por função proteger e seccionar o sistema para dias de manutenção e posteriormente conectada ao Inversor. Ele é responsável por converter a energia produzida pelos módulos em corrente continua para alternada, compatível com a rede local. Além da inversão, ele também faz o gerenciamento e permite diferentes configurações para que possamos obter o máximo desempenho de cada gerador. Quando conectado à internet, permite monitorar remotamente a sua operação facilitando sua gestão.

3. Distribuição

Depois de captada e convertida, a energia é distribuída para os ambientes da unidade consumidora através da rede já existente, reduzindo drasticamente a dependência da energia fornecida pela concessionária, bem como os custos mensais.

Quando a geração é maior do que o consumo, o excedente é enviado para a rede da concessionária gerando créditos em kW que poderão ser utilizados em momentos onde não há produção ou então destinados à outras unidades consumidoras de mesma titularidade, reduzindo assim o valor monetário em ambas as faturas.

O sistema funciona em dias de chuva?

A produção de energia segue independentemente do estado climático, pois mesmo que o sol esteja diante de nuvens, o módulo fotovoltaico segue captando a radiação solar difusa. Porém, logicamente a produção de energia sofre interferência e sua intensidade não será a mesma de um dia ensolarado.

Um fato curioso é de que o módulo se comporta melhor em baixas temperaturas, sendo assim dias frios são mais propícios para produção energética.

Mas então por que produzimos mais energia no verão do que no inverno?

Isso se dá pelo tempo de exposição a luz solar, já que no verão os dias são mais longos e também pela distância do sol em relação ao nosso planeta em seu movimento anual, incidindo maior radiação solar sobre a superfície terrestre no verão.

Quer saber qual sistema melhor te atende?
(45) 2032-0080
Av. Horizontina, 1631 – Centro
Nova Santa Rosa, PR – CEP: 85.930-000
Ver Localização
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp